No dia 07 de fevereiro os alunos do 5.º Ano visitaram o Pavilhão do Conhecimento e o Oceanário de Lisboa. O Pavilhão do Conhecimento de Lisboa foi o primeiro dos locais visitados, onde os alunos de forma criativa e dinâmica os alunos interagiram com as diversas exposições: “Explora”, “Vida Secreta dos Intestinos” e “Tcharan: Circo de experiências”.

Os vários módulos interativos existentes nestas exposições permitiram aos alunos testar os seus comportamentos, os seus conhecimentos e, até mesmo, os seus limites, como por exemplo, uma viagem na “bicicleta voadora”, que fez as delícias de muitos deles. Foram, sem dúvida, momentos desafiantes e experiências singulares, que certamente não vão querer esquecer.

O dia terminou com uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, onde os alunos embarcaram numa experiência única e inesquecível, pois tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os oceanos, através de um contacto privilegiado diretamente com o mundo marinho.

Sophia de Mello Breyner Andresen, Luís de Camões, padre António Vieira, Papaiano Carlos e Benji Davies criaram as histórias que serviram de mote às atividades que trazem uma dimensão holística ao oceano, que inspiraram e que mobilizaram alunos e professores para agirem em prol da conservação dos oceanos.
Como excelentes investigadores que são, os alunos descobriram um catálogo infindável de revestimentos, formas de locomoção, de respiração e de regimes alimentares. Tudo isto existe no oceano é só uma questão de adaptação!

No final do dia, saímos todos mais ricos e conhecedores da diversidade da fauna e flora dos diferentes ecossistemas marinhos e dos diferentes oceanos.