“As nossas Artes & À procura dos Museus do Mundo”

1ª fase: o que vamos investigar?

No nosso último ano de pré-escolar, aventuras sem fim temos estado a vivenciar! O ano começou com surpresas de espantar… O interesse que o grupo demostrou estávamos longe de esperar!

Talvez os nossos espaços (Art, Green e Sound Labs) o tivessem ajudado a surgir, este projeto inovador e que nos ajudou a aprender muito, mas sempre a divertir!!
Foram muitas e mais do que muitas: pintura, escultura, cinema, fotografia e literatura… Todas juntas proporcionaram-nos momentos de espantar… aprendemos tanta coisa que nem conseguíamos imaginar!


2ª fase: planificação e desenvolvimento do trabalho

As várias Artes quiseram conhecer, para isso pesquisas começaram a fazer…

A seguir às pesquisas a teia tivemos de fazer, para perceber o que em seguida iria acontecer!

Numa segunda etapa do projeto, num mapa, começamos à procura de Museus do mundo para visitar, e muitas obras, monumentos e artistas em diferentes cidades explorar! Paris foi a primeira cidade a conhecer…. Seguiu-se Espanha, México, Angola e EUA… tantos locais e obras para conhecer!


3ª fase: execução

Depois de muito conversar, decidimos que pelo pintor Henri Matisse devíamos começar… A obra “O Caracol” foi a primeira a elaborar, seguida da “Dança” e de uma Colagem (“La Gerbe”) com folhas de encantar…

Porque muitos pintores se conheciam e até amigos seriam, continuamos a nossa aventura com Pablo Picasso. “Museu das Artes Mágicas” foi como ao nosso Museu quisemos chamar, e até os pais com uma obra de Picasso quiseram colaborar!


No Museu Soares dos Reis, conhecemos um artista português espantoso, com obras de encantar: José de Almada Negreiros, um pintor, escultor e artista multifacetado….

Da sua obra escolhemos o seu autorretrato para realizar… e fizemos trabalhos de espantar!

Com Juan Miró conhecemos um mundo mágico, e diferente de tudo o que já tínhamos visto… Luva Branca, Bailarina Espanhola, Mulher à Frente do Sol e Números e

Constelações foram algumas obras tão coloridas e divertidas…

Antes de uma nova etapa começar, o Carnaval de Projeto tivemos oportunidade de aos nossos pais apresentar… Numa Visita ao Museu de Artes Mágicas de espantar!


Continuamos a nossa Viagem pelo Mundo da Arte… Em França no Museu do Louvre tantas obras de encantar… Adoramos a Mona Lisa e a arte egípcia de espantar!

Em seguida continuamos a viajar… E a Espanha fomos parar…. Muitas pesquisas fizemos, e tanto que aprendemos! Começamos por o Museu Reina Sofia visitar, e obras de Goya e Dali apreciar!


De Espanha para o México sempre a aprender… O México foi um país cuja arte adoramos conhecer! A nossa pintora preferida foi Frida Kahlo, com a sua arte colorida!

Angola não podia faltar, e com a Mãe do Rodrigo fomos visitar… Artes em madeira, máscaras e quadros de quitandeiras!

Para terminar, os Estados Unidos não podiam faltar… Quem nos faltava conhecer? O super diferente Andy Warhol fotógrafo e artista a não perder!

Quando o ano estava quase a finalizar… O Museu de Serralves fomos visitar! Foram momentos para recordar e a “Oficina Tinta à Solta” foi uma atividade de espantar!


Observando a teia do nosso projeto é possível verificar um trabalho articulado, no qual os pais tiveram uma participação muito ativa.


4ª fase: divulgação

A divulgação final do projeto ocorreu no Openday com a apresentação na língua inglesa: “Our Magic Arts Museum” que nos permitiu também obter a medalha do projeto “Trinity Stars”.