“Around the world in 80 days”

E já somos finalistas do pré-escolar! É verdade! Passou tão rápido… Em setembro, com o nosso regresso ao Colégio tornamo-nos oficialmente “Finalistas”.
Este ano esperavam-nos novos espaços para explorarmos como o GrennLab, o ArtLab e o SoundLab. Foi muito engraçado conhecer estes novos espaços e analisarmos todo o material aí disponível!


Logo no início mostramos interesse pelo espaço sideral…. Toca a levantar voo e descobrir esse tema tão encantador e que tanto nos ensinou. Fizemos várias pesquisas, algumas em casa, e até fomos observar as estrelas com um telescópio verdadeiro. Na companhia dos nossos papás, na noite de 9 de novembro, fomos ao Planetário do Porto. Mas ainda mais espetacular, foi a vinda de outro “Playnetário” à nossa escola. Uma estrutura gigante insuflável, dentro da qual pudemos descobrir ainda mais coisas sobre o espaço.


No final de várias semanas / meses a explorar este tema “aterramos” finalmente no Planeta Terra. E por onde vamos começar? A nossa escolha incidiu num dos 7 continentes que havíamos na altura descoberto: a Antártida! Sobretudo animais, ficamos a conhecer um pouco melhor este “continente gelado”.


Já em janeiro, nas sessões de língua inglesa, a “teacher” Isabel contou-nos uma história muito interessante acerca de um cavalheiro inglês que fez uma aposta em como conseguia dar “a volta ao mundo em 80 dias”. Esse mesmo cavalheiro veio visitar-nos. Daí surgiu-nos a ideia de fazermos, nós próprios, “A volta ao mundo em 80 dias”! Começamos esta nossa aventura, como não podia deixar de ser, em Londres, cidade natal de Phileas Fog. E tanto que nós descobrimos sobre esta fantástica cidade! Até quisemos fazer alguns “símbolos”: Big Ben, Hamleys (loja dos brinquedos), os originais autocarros…


A viagem seguiu rumo a Paris onde ficamos a conhecer melhor a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, Napoleão Bonaparte, o museu do Louvre, o projeto Tour 13, a gastronomia francesa com um almoço temático e até recebemos um pintor francês: o Pierre!


O Egito foi a paragem seguinte. Tanto, tanto, tanto para descobrir… Pirâmides, esfinges, sarcófagos, gastronomia,…  Até tivemos a visita de um faraó e de uma princesa egípcia! Na índia descobrimos as cores, os cheiros e o sabor das especiarias(22_sala5A.jpeg); fizemos também uma viagem virtual ao TajMahal e o mais divertido de todos os festivais: o festival holi.


Seguiram-se a China e o Japão: duas culturas em algo semelhantes mas com algumas particularidades: Na china os pandas, a muralha, as mochilas da escola todas iguais, o zodíaco, a invenção do ketchup… No Japão o Karaté, as flores de cerejeira, o sushi… E até andamos descalços na sala como fazem os japoneses dentro de casa.


Estados Unidos da América foi a paragem seguinte. Nova York, a estátua da liberdade, o Central Park… Depois disto o regresso a Inglaterra. Até o Willy Fog voltou para nos dar os parabéns! Que grande viagem esta!

Para terminar o ano só nos restava a apresentação dos projetos aos pais, no Open Day, dia 9 de junho e a nossa festa de finalistas! Momentos únicos!