“Our Community Helpers”

1ª fase: o que vamos investigar?

Ao longo do ano foram várias as questões que surgiram no seio da turma… e, a partir da Metodologia de Trabalho de Projeto, procuramos respostas: “Como nascem os bebés? Como é que os polícias apanham os ladrões? Como funciona o nosso corpo? O que fazem os bombeiros? O que precisam?”


2ª fase: planificação e desenvolvimento do trabalho

Realizadas as teias dos projetos, iniciamos o trabalho… Para tal, foram várias as visitas que realizamos!


3ª fase: execução

Iniciamos aprendizagens sobre os bebés… Como nascem e como os adultos os cuidam!


Em simultâneo, o projeto da polícia também progredia e recebemos uma visita que adoramos: A Escola Segura veio ao Colégio e conversamos com dois agentes que responderam às nossas questões! A melhor parte desta magnífica visita foi a exploração do carro da polícia. Tocamos as sirenes e tudo… Os dois agentes falaram-nos sobre as regras de trânsito e segurança na estrada. Por isto resolvemos realizar um percurso rodoviário em que fomos condutores e peões. Tínhamos que estar bem atentos e respeitar os sinais.


Com o novo ano iniciamos as descobertas em torno do corpo humano e a nossa casa, transformou-se no Hospital da Maia. E para garantirmos que tínhamos todo o material necessário, realizamos uma visita ao Hospital Privado de Alfena. A partir da exploração de diferentes estratégias e técnicas, compreendemos o funcionamento dos órgãos do nosso corpo e os comportamentos que devemos adotar para o proteger. A nossa nutricionista visitou a nossa sala e realizou fabulosas experiências connosco: a importância da mastigação, os movimentos do esófago, a absorção dos nutrientes e a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para o bom funcionamento do nosso organismo. As nossas aventuras não ficaram por aqui…


Os 4B quiseram continuar as suas descobertas, mas agora os bombeiros foram o foco de interesse… Começamos a procurar respostas e consideramos que o melhor seria estabelecer contacto com os bombeiros e serem eles mesmos a responder. Depois de conhecermos algumas das suas importantes funções, também nós fomos bombeiros e adoramos as experiências! Apagamos incêndios, resgatamos animais e construímos o nosso quartel!


4ª fase: divulgação

O ano terminava e era tempo de refletirmos em torno das nossas aprendizagens, avaliar os nossos projetos e divulgá-los junto da comunidade. Preparamos com afinco a apresentação: “Our Community Helpers”. Brilhamos neste momento e estivemos muito felizes!
Foi um ano fantástico repleto de brincadeiras, alegrias e aprendizagens!