“Da selva para o mundo!”

1ª fase: o que vamos investigar?

No mês de outubro fizemos uma visita ao Zoo da Maia, observamos os diferentes animais, assistimos ao espetáculo do leão marinho e formamos um cordão humano em conjunto com todos os visitantes do Zoo para assinalar o Dia do Animal.​ Esta visita despoletou o nosso interesse pelos animais, mais concretamente: os animais selvagens. Na área das construções as nossas brincadeiras preferidas passaram a ser com animais, na área da plástica construímos selvas com elementos naturais e na biblioteca os nossos livros preferidos também envolviam o mundo animal. Rapidamente surgiu o projeto: A Selva. De forma a registar o que queríamos aprender construímos a teia do Projeto.


3ª fase: execução

Em novembro realizamos um Safari, divertimo-nos imenso a percorrer os diferentes espaços do colégio em busca de animais selvagens. Foi uma atividade desenvolvida em parceria com a professora de Inglês. Um obrigado aos pais que ajudaram na caracterização dos nossos exploradores!


Já no segundo trimestre assistimos ao espetáculo “Reino Waka”, na Casa da Música. Um maravilhoso teatro musical que contava a história de um Rei Leão que tinha dificuldade em comunicar com os animais da selva.


No carnaval do projeto apresentamos aos nossos Pais algumas das aprendizagens que realizamos ao longo do ano. Construímos os cenários, os adereços e as roupas. Os exploradores, os animais e o povo africano demonstraram a sua alegria através de dramatizações e várias canções.


Em fevereiro fizemos várias pesquisas sobre o continente Africano. Conhecemos os hábitos e cultura deste povo com características tão peculiares. A nossa curiosidade despoletou algumas construções como a Casa Africana e o Totem. Escutamos várias histórias que nos fizeram “viajar“ para lugares bem distantes. Desenvolvemos diversos jogos no domínio da matemática, relacionados com a selva e o povo africano, estes fizeram-nos desenvolver importantes competências.


No terceiro trimestre o Projeto tomou um novo rumo. Após a exploração da história “Os meninos de todas as cores” surgiu um grande interesse e curiosidade pelo povo de cada cor (Amarelos- China; Vermelhos – Índios da América do Norte; Pretos – África; Castanhos – Arábia).


Através de atividade muito divertidas e imensas pesquisas conhecemos as principais características e hábitos de outras pessoas e grupos. Aprendemos a ter respeito por crianças e adultos, independentemente de diferenças físicas, de capacidades, de género, de etnia, de cultura, entre outras.


Na festa de final de ano apresentamos à comunidade educativa a dramatização “Os meninos de todas as cores”. Com todo o nosso talento e alegria demonstramos que o mundo é colorido e que apesar das diferenças físicas SOMOS TODOS IGUAIS “Temos os mesmos sorrisos e os mesmos amores <3”.