Florence

Julho 2018

Urge tornar a aprendizagem do aluno eficaz para o percurso que irá realizar ao longo da sua vida. Desta forma, a escola apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento de uma educação e de uma formação profissional de qualidade, voltada para o futuro e adaptadas às necessidades da sociedade atual.

Foi com muito gosto que aceitei o desafio de realizar ERASMUS em Florença. O curso Student-centered Classroom propiciou-me uma visão recente das metodologias ativas que devem ser aplicadas em sala de aula, como importantes recursos para a formação crítica e reflexiva dos discentes, favorecendo a autonomia e a curiosidade destes. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem visam o aluno como protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem, exigindo mudança de postura académica, dedicação e responsabilidade, de forma a dar sentido ao conhecimento adquirido em sala de aula.

Durante o curso foram explorados diferentes métodos de ensino como INQUIRY-based learning, PROBLEM-based learning e TASK- based learning, como etapas para a metodologia PROJECT-based learning. Segundo Andrew Miller, a Aprendizagem Baseada em Projetos é um modelo inovador de ensino e aprendizagem, que envolve os alunos em atividades de pesquisa para resolução de problemas e outras tarefas relevantes, permitindo aos alunos trabalhar autonomamente para a construção do seu próprio saber e culminar em produtos concretos. With PBL, the project itself is the learning, not the «dessert» at the end. O processo de avaliação não deverá ser esquecido e, neste sentido, a avaliação de projetos assenta em quatro pilares: o que avaliar, quem avalia, como avaliar, quando avaliar.

Trabalhamos, igualmente, diversos recursos didáticos que potenciem e facilitem o papel do professor numa sala de aula ativa e inovadora.

Para além de todo o crescimento profissional que a viagem a Florença me proporcionou, não posso deixar de referir o enriquecimento pessoal que tive, não só pela partilha de experiências com professores de diferentes países da europa, bem como pela descoberta de uma “bella città”!

Being the students center in class, we cant forget that Teachers must be also very motivated!!

Andreia Constante

Galeria de Fotos