Bologna

Outubro 2018

O objetivo geral do curso é a excelência na Educação através da motivação dos professores, formadores, coordenadores, diretores e os outros agentes (staff) da educação para melhorem os seus SOFT SKILLS em conjunto com outros participantes e formadores de toda a Europa à medida que vão conhecendo melhor as realidades do sistema de Educação de alguns países da Europa e trocando as boas práticas e experiências entre eles.

Este curso estruturado teve como objetivo específico fornecer aos participantes a oportunidade de melhorarem os seus soft skills, como exemplo, o trabalho em equipa, trabalhar em ambientes multiculturais, gerir uma equipa, liderança, gerir uma crise/conflito, comunicação individual e em público, para além de conhecer à gestão de todo o sistema.

Posteriormente a este curso, posso afirmar que:

  • Adquiri conhecimentos e ferramentas práticas para gerir uma equipa através do trabalho em grupo (TEAMWORK), gerir conflitos, conhecimentos de gestão, utilizar a comunicação para a equipa e o público em geral, através de sessões especificas de aprendizagem práticas;
  • Melhorei os meus soft skills através de exercícios de grupo e simulação de “ferramentas” a utilizar em cada situação;
  • Aprendi a colaborar, num contexto internacional, melhorando a minha capacidade de comunicar em Inglês e forma de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
  • Partilhei boas práticas e experiências com os participantes e formadores de toda a Europa sobre o sistema de educação português e o Colégio Novo da Maia, nesse contexto;
  • Estabeleci contactos com indivíduos e organizações que trabalham no sistema de educação da Europa através da cooperação diária, networking e atividades de team-building;
  • Melhorei as minhas competências individuais e coletivas, bem como as futuras perspetivas a fomentar no local de trabalho e na vida em geral – “Thinking Outside the BOX”.

“Na vida temos uma série de conflitos, onde precisamos, não só, os chamados HARD SKILLS, mas também e especialmente os SOFT SKILLS. Ex: CAT SKILLS – Comunicação, Adaptabilidade e TEAMWORK (trabalho em grupo). Temos de ser assertivos, mas também cooperativos. Algumas vezes de “punho fechado” e outras vezes de “mãos abertas.”
É a nossa experiência e os momentos que vivemos que dão a cada um de nós a nossa apresentação em pessoa, mostram a nossa linguagem corporal e emoções aos outros e que “moldam” uma pessoa. Algumas pessoas/indivíduos chamam isso-atitudes.
Contudo, com o aparecimento do conflito no nosso dia-a-dia é necessário gerir – manage – estes momentos. Nós, na vida, temos de competir, colaborar, comprometer ou acomodar posições, mas as vezes temos também ser capazes de evitar algumas situações. Mas, será que devemos?
O verdadeiro valor da vida é como conseguimos gerir estes constantes conflitos. Pensamos, sempre que um conflito é negativo, mas pode ser uma oportunidade para uma nova situação ou posição, onde temos de usar os nossos HARD + SOFT SKILLS para adquirir mais conhecimentos, mais atitudes e termos mais excelentes momentos juntos como equipa. TEAMWORK!”

“LIFE is MANAGING all our SKILLS.
Maybe, just maybe…together as a TEAM could be better!”

Michael A. Cunha

Galeria de Fotos