Nice, France

5 a 10 de julho de 2021

Não há, não,
duas folhas iguais em toda a criação.

Ou nervura a menos, ou célula a mais,
não há, de certeza, duas folhas iguais.

António Gedeão (excerto de Poesias Completas, 1956-1967)

Tal como na Natureza, também, nas nossas escolas, não encontramos, com toda a certeza, alunos iguais. É por esta diversidade a que assistimos diariamente dentro das salas de aula, que surge a necessidade de criar ambientes de aprendizagem diferenciadores e inclusivos.

Este curso, enquadrado nos pressupostos atuais da Educação Inclusiva, permitiu um olhar mais esclarecedor aos seus princípios e valores. Foi, também, dada grande importância à componente prática, permitindo refletir sobre ambientes educativos, que melhor respondem às diversidade e individualidades.

Especificamente, os participantes tiveram oportunidade de melhor compreender o processo de inclusão e a necessidade de derrubar barreiras à participação plena à educação por todos. Neste sentido, foram desenhadas práticas letivas e atividades específicas que vão ao encontro dos princípios orientadores preconizados pela Educação Inclusiva.

Os participantes desenvolveram estratégias de aprendizagem, diferentes técnicas, recursos e ferramentas através de atividades práticas (e.g. adaptações necessárias para acesso ao currículo, atividades/tarefas diferenciadas, adaptações ao processo de avaliação), com o principal objetivos de aumentar e melhorar a aprendizagem e sucesso escolar em ambientes educativos inclusivos.

Deste curso saí enriquecida! Foi uma experiência valiosa a diferentes níveis. A partilha de experiências, a prática reflexiva, os diferentes olhares permitiram-me ampliar conhecimentos e perspetivas. Nice acolheu-me, surpreendeu-me e engrandeceu-me!

Sandra Gonçalves

Galeria de Fotos