St. Julian’s

Outubro 2018

É inquestionável que as competências digitais constituem-se como uma das principais ferramentas para a aprendizagem ao longo da vida. Paralelamente, a importância de aprender e dominar múltiplas línguas como fator de sucesso académico e profissional é amplamente reconhecida. Estes dois pilares evidenciam-se no Colégio Novo da Maia, através da forte aposta nas novas tecnologias educativas e na metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) que combina o ensino de conhecimento científico com o domínio de línguas estrangeiras.

A nossa participação neste curso permitiu-nos integrar estas duas grandes conceções, por forma a proporcionar aprendizagens significativas e estimulantes aos nossos alunos. Assim, a aprendizagem da língua inglesa baseada em tarefas e e as novas tecnologias foram consideradas complementares e abordadas a partir de aspetos teóricos e práticos muito relevantes para as nossas práticas letivas. Através do recurso a várias ferramentas educacionais, interligadas em interfaces de fácil consulta e baseadas em diretrizes claras, exploramos e criamos recursos que permitirão aos alunos executar as tarefas propostas omnipresentemente ou à distância, com recurso a tablets/computadores/smartphones.

O resultado será, certamente, atrair a atenção dos alunos, aumentar a sua motivação, estimular a aprendizagem da língua inglesa, contribuir para uma aprendizagem autónoma e para fomentar a própria auto-confiança dos nossos alunos!

Sónia Nogueira e Stéphanie Freitas

Galeria de Fotos