I Semana da Inclusão do CNM

Out 16, 2017 | 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Creche, Pré-Escolar, Projetos, Secundário

A I Semana da Inclusão do CNM começa já no dia 16 de outubro, que coincide com o Dia Mundial da Alimentação. Assim, as atividades planeadas para este dia serão alusivas aos temas da Alimentação e da Inclusão.

Prevê-se para o 1.º e 2.º ano a realização de uma “Caça ao Tesouro dos Alimentos”. Os alunos têm que realizar desafios em que os sentidos assumem um papel determinante [e.g. caça aos alimentos com o paladar e o olfato].

Para os 3.º e 4.º anos, está prevista a realização de um peddypaper [Pedd`IN Paper], em que serão apresentados desafios, de modo a criar oportunidades de contacto com outros sistemas de escrita [braille], sistemas de comunicação [Língua Gestual Portuguesa] e formas alternativas de comunicação [SPC].

Ao longo da semana, transversalmente a todos os anos do 1.º CEB, prevê-se a realização de uma dinâmica denominada “Comboio Cego”, que ocorrerá numa das aulas de Expressão e Educação Físico-Motora. Com todas estas atividades pretende-se desenvolver a confiança no grupo, valorizando competências como cooperação, solidariedade e empatia, assumindo especial enfoque o saber cuidar do outro.

Ao nível de educação pré-escolar, a leitura do conto “Edmar, o Passarinho Albino” (Ribeiro, M.) em contexto de sala de atividades, permitirá sensibilizar as crianças para a necessidade de respeitar e apoiar os outros, nomeadamente todos aqueles que apresentam limitações ou que convivem com o sentimento de diferença. Estamos assim a contribuir para o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, como empatia e cooperação.