Empreendedorismo CNM: BALANCE – Ajudando a equilibrar o Mundo

Mai 14, 2018 | Projetos, Secundário

Nos dias 2 e 3 de Maio, no HARDclub, a A Junior Achievement Portugal (JA Portugal), e os seus parceiros promoveram a Feira Ilimitada do Porto onde deram a conhecer os projetos criados por jovens empreendedores do ensino secundário, profissional e progressão de estudos, no âmbito do programa A Empresa. Um total de 200 alunos apresentaram durante dois dias, as suas 40 miniempresas.

Durante o ano letivo os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procurando parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

No primeiro ano deste projeto no Colégio Novo da Maia o desafio foi aceite pela turma do 10º ano das ciências socioeconómicas, da qual das 3 equipas inscritas no programa chegou à Feira Ilimitada a empresa SMMC com o seu produto BALANCE.

Este consiste num produto de cortiça que permite equilibrar qualquer mesa. É colocado debaixo das pernas da mesma caso esta se encontre desnivelada, evitando o consumo desnecessário de papel (geralmente os alunos, quando deparados com este problema, arrancam folhas do caderno para nivelar as pernas mais curtas). Este será composto por vários quadrados de cortiça dispostos uns em cima dos outros e presos por uma tacha metálica, o que permite a sua movimentação. Esta é uma das utilidades do produto, sendo outras por exemplo evitar que portas/janelas/gavetas se fechem.

Dentro dos quadrados estará retratada uma história (Storytelling) que promove os valores ecológicos e sustentáveis da racionalização dos recursos e da poupança do papel (consumo sustentável) e ainda temas morais. Projeto que esperamos associar a outros do Colégio Novo da Maia.

Para mais informações visitem o site da Empresa SMMC – BALANCE