No âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, os alunos do CNM, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, participaram num conjunto de atividades, dirigidas a toda a comunidade educativa, com vista a sensibilizar e alertar para este fenómeno da sociedade atual.

O dia 17 de outubro marcou o início de um conjunto de iniciativas que se irão estender ao longo de todo o ano letivo, com vista a alertar para o tema da violência, através da promoção de comportamentos positivos e de um clima de escola mais saudável.

Entre as atividades realizadas, destaca-se a inauguração de uma caixa destinada a enviar mensagens positivas, criada para cada valência e ciclo, permitindo, assim, que todos os elementos da comunidade educativa cultivem a sua atenção em tornar o dia do outro feliz, dirigindo mensagens positivas a crianças/alunos, sendo assegurado pela equipa responsável a utilização deste recurso de uma forma responsável, universal e saudável. A inauguração destas caixas contou com a participação especial da Equipa de Alunos Representantes do Projeto de Educação para a Saúde [PES], bem como de um grupo de alunos do 10.º ano, responsável pela criação desta iniciativa. Iniciou-se, assim, uma corrente de mensagens positivas, que tem sido vivida com muita alegria e satisfação por todos… o POSITIVO e o ELOGIO têm sido motivos de conversa no CNM.

Ainda nesta data, ocorreram pequenas ações de sensibilização em contexto de sala de aula, dinamizadas por alunos mais velhos [com a colaboração de docentes e do Serviço de Psicologia], que procuraram alertar, entre outros fatores, para a existência deste fenómeno nas redes sociais.

Em breve, serão também inaugurados um conjunto de cartazes criados sob o mote “Be Kind, Be Positive, Be Yourself… Make Happiness Happen“, que procurarão fomentar uma consciência coletiva para o sentido de união e inclusão e para o compromisso de todos com a construção de um ambiente positivo.

Este tema continuará a ser alvo de iniciativas de sensibilização e prevenção ao longo do ano letivo e contará com o envolvimento de toda a comunidade educativa na promoção de uma Escola mais positiva, marcada por relações saudáveis, norteadas pelo respeito e tolerância.