“A floresta mágica. Histórias que fazem sonhar!”

1ª fase: o que vamos investigar?

As aventuras na sala dos 2A iniciaram-se em setembro 2017. Após um período de adaptação, onde os miminhos, os novos amigos, as brincadeiras, as canções, os novos espaços (Playcenter, Soundlab, GreenLab e ArtLab) foram uma ajuda preciosa e colaboram para que todos nos sentíssemos acolhidos e seguros nesta sala e nesta nova etapa no Colégio Novo da Maia.
Repletas de energia, as crianças começaram a participar nas atividades propostas com entusiasmo. Vivenciámos e explorámos diferentes conteúdos relacionados com animais: onde moram, o que comem, os sons que produzem… Foi muito divertido explorar através dos sentidos estes conceitos. A articulação e trabalho colaborativo desenvolvido com a Teacher Rita (Inglês) e com a Professora Cátia (Música, Jogo Dramático/Teatro) foram fundamentais para que todas estas aprendizagens se tornassem significativas e diversificadas, ajudando-nos a vivenciar esta temática de uma forma mais abrangente e, assim, promovendo o desenvolvimento de competências.


“A floresta mágica. Histórias que fazem sonhar!”, é o projeto que nasceu resultado de um grande interesse que o grupo manifestou desde o início por histórias e animais. As visitas à biblioteca, as histórias exploradas, constituíram momentos motivadores e exploratórios do imaginário. Recebemos a visita de uma Fada das Histórias que vive numa floresta mágica, onde existem muitas histórias que fazem sonhar!


2ª fase: planificação e desenvolvimento do trabalho

E é neste mundo encantado que iremos continuar a divertir, ultrapassar desafios, desenvolver a nossa imaginação, criatividade, bem como adquirir novas competências. Fizemos uma teia do projeto com as escolhas das crianças de forma a planear o nosso percurso!


3ª fase: execução

Os contos “Os três porquinhos” e o Capuchinho Vermelho foram vivenciados com grande excitação, isto porque o elemento comum que suscitou grande admiração das crianças foi o Lobo Mau! Os mitos que desde sempre estiveram associados aos lobos, sentimos que devíamos promover a desmitificação das lendas que fazem do lobo uma espécie má. Por isso construímos o lobo bom e a sua toca e toda uma Floresta Mágica que abrigasse todos os animais das nossas histórias!


Através da aventura de uma Gotinha da história “A Floresta d’água”, cujo percurso ilustra o ciclo da água, compreendemos a importância de preservarmos a natureza. Com a viagem das várias gotinhas de água pudemos construir um rio onde os animais da nossa floresta pudessem ir beber água. Quando as várias gotinhas de água caíram no solo e se juntaram às sementinhas, começaram a nascer várias árvores que transformaram a nossa sala numa verdadeira Floresta!


4ª fase: divulgação

Foi com muita felicidade que no OpenDay pudemos transformar-nos em vários animais da Floresta e viver as várias histórias que conhecemos ao longo deste ano tão especial!