EURONEXT BLUE CHALLENGE: CHAMPION of PORTUGAL & 3ºrd place in the International Final

Realizou-se no dia 08 de junho, dia Mundial dos Oceanos, a I Competição Europeia do projeto Blue Challenge, onde a mini-empresa BLOCK & BRICK (TEAM B & B), do Colégio Novo da Maia, com o seu produto “BLOCK & BRICK”, TOP-25 Empresas da Junior Achievement Portugal e vencedor do EURONEXT BLUE CHALLENGE- PORTUGAL, ficou em 3º lugar na FINAL INTERNACIONAL.

EURONEXT BLUE CHALLENGE, tem como objetivo encorajar novos empreendedores para a defesa da Economia Azul (BLUE ECONOMY) e a sustentabilidade ambiental e financeira de empresas com base nesta área na Europa.

Este concurso da EURONEXT explora projetos da BLUE ECONOMY, não só a nível da literacia financeira, a inovação e o empreendedorismo, mas também a sustentabilidade ambiental focando o seu objetivo na preservação dos mares e dos oceanos.

O programa tem como parceiro e organizador de todo o evento a JA EUROPE que juntamente com a EURONEXT providenciou o know-how em Literacia Financeira e no BLUE ECONOMY, para além da ajuda imprescindível dos nossos mentores da EURONEXT e a Junior Achievement Portugal para desenvolver as ideias dos alunos.

A missão do “BLOCK & BRICK”, é inovar e tornar a área da construção mais ecológica, baseada em valores sociais e ambientais, especialmente na vida marinha. O principal objetivo é poder ajudar as instituições sociais e comunitárias a dar um lar a quem precisa. Além disso, “BLOCK & BRICK”, visa tentar resolver a poluição causada pelo excesso de plástico, reutilizando-o para a produção de blocos e tijolos sustentáveis.

O produto base – BLOCK – consiste em 50% de plástico reciclado e 50% de cimento calcário branco, sendo possível afirmar que é um bloco 100% sustentável. No produto a TEAM B&b substituiu os sedimentos de um bloco normal como por exemplo as pequenas pedras que nele existem, por plástico reciclado, ficando assim um produto consistente, sustentável e capaz de ser utilizado na construção de edifícios. Para além de um bloco sustentável a miniempresa também produziu o BRICK – o tijolo. E já tem um modelo revestido a cortiça, criando um bloco e tijolo sustentável com isolador térmico, para além de outros modelos em estudo. Todo este projeto apoia a GREEN & BLUE ECONOMY através da reciclagem de um desperdício da nossa sociedade e a humanidade, o plástico do mar e da terra, que é recolhido, transformado como em matéria prima reciclada e incorporado no produto final – BLOCK & BRICK.

Mais uma vez agradecemos a todos os professores, alunos, sponsors do projeto, à nossa mentora da EURONEXT (Dr.ª Sandra Gonçalves) e mentor JAP da SONAE SIERRA (Dr. Ricardo Rodrigues) e a JAPortugal (Cristiana, Bruno, Leonor e toda a equipa JAP) que diretamente e indiretamente apoiaram o projeto e deram a oportunidade aos nossos alunos sonharem com uma solução futura de dois problemas da sociedade: o excesso de plástico nos oceanos e pessoas sem abrigo no mundo.

WE ARE ALL BLOCK & BRICK

HELPING BUILD WALLS WITH A PURPOSE!

Para saberem mais informações sobre o produto e a miniempresa podem consultar o link:

BLOCK&BRICK | B&B

EURONEXT INTERNATIONAL BLUE CHALLENGE: YouTube.

International Summary:

Block&brick (B&b) is a company that tries to resolve the excessive pollution of plastics on LAND&SEA, extracting and reusing human wast (plastic) in its production method of an innovating product for construction (housing). We combine principles from the GREEN&BLUE ECONOMY using the CIRCULAR ECONOMY to create an ecofriendly product from waste. Therefore, we created BLOCK&BRICK! Our products BLOCK&BRICK, are made up of 50% crushed recycled plastic and 50% white natural limestone cement. Our products are different from the common ones that exist in the current market, as they are sustainable, consistent and capable of being used in construction.

Our main motivation in participating in the Euronext Blue Innovation Award is trying to change mentalities on the sustainable use of the ocean (waste) improving and preserving the health of the ecosystem, using principles from the GREEN&BLUE ECONOMY. We hope to acknowledge that oceanic sustainability is being threatened by human interaction, and we must act now on preserving our natural capital creating a sustainable environment of the communities related to LAND&SEA, using a innovating business idea, that can also resolve our housing problems.

Therefore, come help us “BUILD WALLS with a PURPOSE!”