XXX Company of the Year Europe – Junior Achievement Europe

THE BLINGBLING COMPANY, do Colégio Novo da Maia, com o seu produto “SunRise- the Sunstation and the Sunnies” representou Portugal na final internacional da Junior Achievement Europe em Lille, França, entre os dias 3 a 5 de julho, na 30th JA EUROPE COMPANY of the YEAR Competition.

A Junior Achievement Europe com a organização da JA France Entreprendre Pour Apprendre apresentou na passada quarta-feira, dia 3 de julho, em Lille; França a 30.ª Competição Europeia da Empresa do Ano, com 40 Miniempresas criadas por jovens empreendedores do ensino secundário de toda a Europa, que competiram durante 3 dias para o prémio JA Europe Company of the Year 2019.

A Competição Company of the Year é o megaevento da JA Europe que desperta jovens estudantes entre os 15 e 18 anos a criar e gerir uma miniempresa de baixo para cima, incentivando o empreendedorismo, dando a oportunidade para desenhar o seu conceito de empresa e aplicar na vida real. Participaram e qualificaram-se durante o ano letivo no JA Company Programme através das Competições Nacionais, mais de 200 estudantes, de 40 países de toda a Europa, competindo para o título de JA Europe Company of the Year 2019. A avaliação destas empresas baseou-se na inovação e no sucesso da exploração de novas ideias para gerir as suas empresas e o sucesso das mesmas.

Neste programa com a duração de um ano letivo, os alunos fizeram brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisaram e informaram-se sobre o mercado e desenvolveram um plano de negócios, procurando parceiros de negócio e apresentando-o a potenciais investidores, por forma a desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação. O grande vencedor da Competição Nacional Portuguesa- “A Empresa” e que representou Portugal foi a miniempresa BLINGBLING, que para além do prémio geral tinha vencido o Prémio Comunicação.

THE BlingBLING COMPANY desenvolveu o seu produto tecnologicamente inovador no carregamento de telemóveis e outros produtos com entradas semelhantes como tablets e até alguns computadores, o “SunRise”.

Durante a competição “Company of the Year” a delegação portuguesa constituída pela a equipa BlingBLING, a equipa InstaCoffee, professor, convidados e a JAPortugal, um total de 12 elementos foram recebidos em Lille por JA France Entreprendre Pour Apprendre. Durante o dia a delegação foi conhecer a cidade de Lille e a exibição ELDORADO na Gare Saint Sauveneur, acabando o dia com o welcome dinner da organização, num restaurante local, no centro histórico da cidade de Lille.

No dia 4 de julho, pela manhã, foi efetuado a montagem dos stands de cada equipa representando a sua empresa no Bruxelles Hall do Lille Grand Palais. A originalidade e o empenho de todos foram essenciais para que em 2 horas conseguissem transformar 3 paredes brancas e um balcão num espaço que representava a empresa e Portugal. Posteriormente ao almoço no Lille Grand Palais foi efetuado a abertura oficial da JA Europe Company of the Year Competition no Vauban do Lille Grand Palais. Na parte da tarde foram efetuados os ensaios e o pitch de cada equipa. Efetivamente a equipa BlingBLING destacou-se nesta fase com um pitch excecional, no topo da competição.

Posteriormente, durante a tarde, foi aberta a Feira com os stands de cada empresa, da qual foram efetuadas várias visitas por parte de estudantes, empresários e público em geral que tinham interesse em ver os jovens empreendedores europeus em ação. Claramente, uma Feira de excelente qualidade com produtos inovadores, mostrando que na Europa o empreendedorismo jovem está no topo do mundo. Destacou-se nesta fase a visita do júri por todos os stands e, claro, à equipa BlingBLING com a nata em cima do bolo, ou seja, com a oferta de um pedacinho de Portugal aos europeus, com o nosso famoso pastel de nata diretamente de uma empresa portuguesa New Senses- the portuguese experience- sediada em Brugge, Bélgica. De facto, ninguém esteve indiferente ao nosso stand, sem dúvida, o mais saboroso da competição.

Depois de um longo dia de trabalho que acabou às 19horas com a Feira e a abertura do EE-HUB Entrepreneurship Education Summit, tivemos oportunidade de festejar os 100 anos da Junior Achievement Worldwide com uma festa de aniversário. De facto, um evento memorável combinando a cultura americana e francesa com a gastronomia europeia, desde street food a comida mais tradicional, e claro, não podia faltar o bolo.

No dia 5 de julho, logo pela manhã, a equipa BlingBLING (Pedro Pinto, Sara D´Orey, Ana Couto e João Pedro Silva) teve a sua entrevista com o júri da competição e o CEO, Pedro Pinto, foi convidado a fazer uma entrevista individual para o prémio da JA Alumini. Posteriormente a delegação foi aos vários encontros da EE-HUB Entrepreneurship Education Summit e após a visita a várias empresas da região e aos museus locais a delegação foi ao Jantar e Cerimónia de encerramento da competição com a respetiva entrega de prémios e o vencedor da competição, com a aluna Sara D´Orey a levar as cores nacionais ao palco na cerimónia de abertura.

E apesar deste ano o “Company of the Year” ser entregue a Entella Company da Turquia que criou o Mareen, um filtro cilíndrico que ajuda a capturar e remover resíduos em rios e oceanos, a delegação Portuguesa teve o privilégio de receber a notícia oficial que a 31ª CoYC será em Portugal. Será a vez de Portugal e a JA Portugal demonstrar a sua hospitalidade em organizar o evento. Aliás a delegação foi ao palco e ainda tive tempo de fazer BlingBLING dando desde já as boas vindas aos participantes das várias delegações para o próximo evento.

Nous attendons votre visite au Portugal

Ci aspettiamo uma tua visita in Portagallo

Esperamos tu visita em Portugal

Wir erwaten Ihren Besuch in Portugal

Esperamos a vossa visita a Portugal! Obrigado!

See you all there…

Agradecemos, desde já, a oportunidade de representar Portugal na 30.ª CoYC por parte da JAPortugal e esperamos estar presentes na CoYC em Portugal!

Galeria de Fotos