O Colégio Novo da Maia (CNM) dispõe de um conjunto de atividades extracurriculares, a definir pela direção no início de cada ano letivo. Estas atividades extracurriculares regem-se como base o artigo n.º 11 do Regulamento Interno do CNM e complementado pelo respetivo Regimento das Academias CNM, designado por CNM ACADEMY.

A CNM ACADEMY tem como finalidade a exploração de todas as nossas potencialidades como uma instituição de ensino de referência através do Colégio Novo da Maia e a promoção com qualidade, rigor e dedicação, num ambiente propício à promoção e desenvolvimento de Atividades Extra Curriculares (AECs) de apoio ao CNM e à comunidade educativa em geral.

A CNM ACADEMY desenvolve atividades extracurriculares fora da sala de aula vocacionadas nas áreas artísticas, culturais, desportivas e recreativas, com carácter lúdico, educativo e social, contribuindo para o desenvolvimento pessoal da criança numa construção conjunta de um mundo melhor.

A CNM ACADEMY tem como referência os quase 20 anos da pedagogia e metodologia de ensino do Colégio Novo da Maia edificado no seu Projeto Educativo e os seus três princípios estruturantes:

Liberdade, Responsabilidade e Solidariedade

“Aqui construímos uma Escola Nova, capaz de criar compromissos, para que cada indivíduo consiga desenvolver um projeto claro de vida, para se tornar plenamente Pessoa, comprometendo-se com a sociedade, tornando-se assim um cidadão participativo e com consciência critica.” – In Brochura de Apresentação Colégio Novo da Maia

As Atividades Extra Curriculares (AECs) inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento do Colégio e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família/comunidade escolar. As atividades extracurriculares são de caráter facultativo e de natureza artísticas, culturais, desportivas e recreativas, com carácter lúdico, educativo e, visando o aproveitamento criativo e formativo dos tempos livres dos alunos potenciando os mesmos. Devem ser encaradas como um caminho de formação, de acordo com as opções e as capacidades de cada um, favorável ao desenvolvimento dos sentimentos de autonomia, cooperação, liberdade, responsabilidade e solidariedade.

“As crianças explorem o mundo que as rodeia, criando universos que conseguem dominar, desenvolvendo a criatividade, a autoconfiança e a resiliência necessárias para lidar com as incertezas e mudanças aceleradas que o futuro lhes reserva.” – In Plano Nacional das Atividades Extracurriculares

Enriquecimento Curricular

Estas atividades podem dar um contributo enorme para o enriquecimento cultural, social e cívico, bem como um forte desenvolvimento físico e/ou psicológico. Contudo, devem adequar o tipo de atividade à personalidade da criança e dosear o número de atividades extracurriculares consoante a carga semanal que as crianças já têm.

Formulário para Inscrições | Regimento CNM Academy | Preçário 2020-2021