Conheça em pormenor os Clubes do Colégio Novo da Maia para o ano letivo 2019/2020.

Clube das Artes

Docentes: Joana da Conceição e Patrícia Basílio
2.º e 3.º Ciclo e Secundário
Horário: segunda-feira das 17h10 às 18h50

O Clube das Artes pretende ser um espaço dedicado à formação do aluno para uma educação artística, no sentido de se construir como um cidadão plástico, alinhado com as vicissitudes do seu tempo, flexível à experimentação e à partilha, num espaço pluridisciplinar, através da exploração de projetos nas diversas linguagens das Artes Visuais como o desenho, a pintura, a fotografia analógica, a escultura e os ofícios manuais.

Por conseguinte, é objetivo deste clube desenvolver a sensibilidade estética, promovendo novas formas de olhar, ver e pensar, através da experiência criativa e funcional de meios expressivos relacionados com os diversos processos tecnológicos e artísticos.

Clube da Matemática

Docente: Joana Dias
2.º e 3.º Ciclos
Horário: segunda-feira das 16h30 às 17h30

Este será um espaço lúdico onde os alunos irão vivenciar o gosto e o prazer por fazer Matemática.

No Clube de Matemática os alunos terão oportunidade de resolver atividades matemáticas de diferentes índoles, desde problemas desafiantes, a jogos matemáticos e origamis.

Com a construção de origamis, os alunos irão desenvolver a visualização espacial e a capacidade de atribuir a um símbolo uma ação, de modo a serem capazes de construir origamis, através da análise dos seus diagramas.

Os jogos matemáticos irão fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a organização de ideias e a capacidade de tomada de decisões. Uma das atividades do Clube será o trabalho de jogos integrantes do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Clube de Expressão Dramática

Docente: Ruben Correia
9.º Ano e Secundário
Horário: terça-feira das 17h00 às 18h40

O Clube de Expressão Dramática é um espaço com um forte carácter lúdico e de lazer. Apresenta aos alunos situações que permitem exprimir, comunicar, sentir e experimentar. E assim, através do jogo, aprender, conhecer mais e melhor o mundo em que vivem. Este Clube propõe um treino de personagens e situações do quotidiano, problematizações corporais e emotivas, com vista a serem usadas no Teatro e até na vida.

Clube da Meditação

Docente: Marta Otero
1.º ao 3.º Ciclo
Horário: terça-feira 17h00 às 17h30 e quinta-feira 14h00 às 14h30

O Clube da Meditação visa buscar os benefícios de uma prática milenar que treina a focalização da atenção. Assim, através de um conjunto de técnicas procuraremos encontrar a tranquilidade interior, silenciar uma mente inquieta e assim atingir o autoconhecimento, potenciando as nossas capacidades cerebrais.