A equipa de Atletismo do Colégio Novo da Maia conta com cerca de meia centena de alunos inscritos, um número que tem estado permanentemente a crescer. A progressão tem sido notável e os resultados desportivos assim o comprovam. Este ano, o escalão de juvenis femininos atingiu um plano de destaque com vitórias atrás de vitórias, algumas das quais no desporto escolar.

O Desporto Escolar tem a participação de 37 modalidades, envolve 810 agrupamentos de escola e colégios, 5000 professores e mais de 300000 alunos.
As escolas e colégios têm que passar por várias fases para chegarem às finais nacionais. Começam pelos campeonatos distritais, que apura o vencedor para a fase regional que por sua vez apura a escola ou colégio vencedor para a final nacional.

O Colégio Novo da Maia sagrou-se Campeão Distrital de Desporto Escolar de Juvenis Femininos em março de 2017 e no passado dia 22 de abril de 2017, obteve o título de Campeão Regional do Desporto Escolar em Atletismo no escalão de Juvenis Femininos, alcançando com isso o direito a disputar a Final Nacional de 2017.

Nesta final, disputada na pista do Estádio Municipal Vieira de Carvalho na Maia nos dias 19, 20 e 21 de maio, a nossa equipa sagrou-se Campeã Nacional, ganhando com isso o direito a participar nos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar a realizar em Nancy – França, de 24 a 30 de junho.

Parabéns por este enorme feito às alunas: Maria Ana Leite, Carolina Coutinho, Bárbara Silva, Maria Santos, Sara Moreira, Maria Grácio, Sofia Marques, Joana Pereira e Sofia Teixeira. Deixamos, ainda, uma palavra de apreço ao treinador da equipa de atletismo, professor Paulo Gomes, pelo empenho e dedicação demonstrada nos treinos e durante todo percurso.

Para nós, a educação e a construção de conhecimento, não só assenta num projeto de excelência académica, mas também numa formação pessoal, social e holística. O Colégio continuará a apoiar as iniciativas dos seus professores e alunos, assim como o que de tão bom se faz aqui, em todas as áreas, sejam elas científicas, desportivas, artísticas ou da saúde.