Select Page

Bufete Escolar e Refeitório

Bufete Escolar

O Bufete Escolar é um espaço complementar e não alternativo ao refeitório escolar. Está frequentemente encerrado durante o horário de funcionamento do refeitório e, mesmo quando aberto, raramente apresenta alternativas saudáveis a uma refeição equilibrada e completa, pelo que não deve ser encarado como opção em detrimento do refeitório.

Composição Refeição Almoço CNM

O Refeitório constitui um espaço privilegiado de educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis, uma vez que fornece refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras.

A ementa diária disponível aos alunos do CNM, realizada na íntegra pela nutricionista do CNM, está de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada e com as orientações para ementas escolares do Ministério da Educação, previstas na Circular nº.: 3097/DGE/2018.

Dado que o Bufete Escolar constitui um serviço complementar ao refeitório, de fornecimento de refeições intercalares aos alunos e restante comunidade educativa, deve também observar os princípios de uma alimentação equilibrada e promotora de saúde. As opções alimentares disponíveis nos bares do CNM estão de acordo com as orientações para bufetes escolares do Ministério da Educação, previstas na Despacho n.º 8127/2021 que estabelece as normas a ter em conta na elaboração das ementas e na venda de géneros alimentícios nos bufetes e nas máquinas de venda automática nos estabelecimentos de educação.

Comunicação sobre Alergénios Alimentares

Para contactar com a Nutricionista do Colégio Novo da Maia, Patrícia Silva Martins, pode enviar email para: nutricao@colegionovodamaia.pt

Para saber mais sobre o Serviço de Nutrição, aceder aqui.


Abril de 2024

Abril de 2024

Encomenda de Bolos de Aniversário:

Formulário de Encomenda

Este formulário para requisição de bolos de aniversário. deve ser preenchido com, pelo menos, 72 horas de antecedência à data do aniversário.
O preço por kg é 12euros e sugerimos, sempre, o peso mínimo para uma turma com cerca de 26 alunos: 1,5Kg

Bolos de Aniversário:Mapa Alergénios


Refeitório

No Colégio Novo da Maia existem três refeitórios: o primeiro destinado à Creche e Jardim de Infância (POLO I, PISO -1), o segundo destinado aos alunos do Ensino Básico (POLO II, PISO -1) e o terceiro ao Ensino Secundário (POLO III, PISO 1).

Este espaço ainda contempla uma cozinha, dois espaços de lavagem de louça e uma cafetaria.

O serviço diário consiste em várias modalidades:
  • Para a Creche e Pré-escolar: Almoço, Lanche 1 (15:30h) e Lanche 2 (18:00h);
  • Para o Ensino Básico: Serviços facultativos de Almoço, Lanche da Manhã e Lanche da Tarde;
  • Para o Ensino Secundário: Serviços facultativos de Almoço.

Este serviço de refeições obedece ao Plano de Educação Nutricional do Colégio Novo da Maia que tem como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida partindo da promoção da saúde e da aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

No quadro dos objetivos considerados pelo Plano de Educação Nutricional pretende-se:
  1. Estabelecer uma ligação escola-família, no que compete aos hábitos alimentares;
  2. Proporcionar aos pais/encarregados de educação momentos de consciencialização sobre os principais hábitos alimentares;
  3. Motivar as crianças para uma prática alimentar e física saudáveis;
  4. Demonstrar às crianças, de uma forma lúdica e pedagógica, a importância de uma alimentação equilibrada para uma boa saúde.

Qualidade

A prestação de serviços de restauração pela Eurest encontra-se certificado em 10 referenciais normativos . Toda a documentação, procedimentos, instruções, políticas, etc. do Sistema de Gestão da Eurest está de acordo com todos estes requisitos e é de aplicação transversal a todas as unidades.

O Serviço de Alimentação, através do Sistema de Gestão da Qualidade da Eurest, concretamente no Colégio Novo da Maia encontra-se certificado pela ISO9001 e proposto para certificação no âmbito do SG-MDA (Sistema de gestão para minimização do desperdício alimentar) para o próximo ano letivo (2023/24).


Agendamento de Almoços

Com o intuito de garantir a eficiência e o normal funcionamento de todos os refeitórios do Colégio, relembramos a obrigatoriedade da validação de almoço para todos os alunos que almoçam no Colégio Novo da Maia.

O serviço de almoço inclui a refeição e o respetivo acompanhamento durante o almoço.

A partir do 1.° ano, os pais podem optar por 2 modalidades deste serviço, contudo, ambas requerem a devida marcação junto do portal eCommunity:

  1. Almoço mensal a usufruir no refeitório do Colégio. O agendamento e/ou cancelamento é de caráter obrigatório;
  2. Almoço Avulso – a marcação e/ou cancelamento tem de ser efetuada nos nossos quiosques disponíveis nos edifícios II e III, através do cartão/pulseira do aluno ou no portal e-Community, até às 9h00 do próprio dia do consumo da refeição. O valor da(s) refeição(ões) é cobrado na mensalidade seguinte. Quando a marcação não é efetuada, e o aluno consome a refeição, será deitada uma multa no valor de 1,00€ por refeição.

No caso particular dos alunos do 9.º Ano e do Ensino Secundário é necessário que os próprios façam o agendamento de almoço, independentemente de usufruir de almoço mensal, por intermédio do seu cartão de estudante num dos quiosques à disposição ou através do Portal e-Community.

Informações a considerar:

  1. Caso tenha subscrito a modalidade de almoço mensal, os alunos não necessitam de ter saldo no cartão para o agendamento de refeição.
  2. Os alunos podem realizar o agendamento de refeição para todos os dias da semana, até às 17:00h do dia anterior ao almoço. Em situação excecionais, poderá realizar no próprio dia até às 9:30h num dos quiosques à disposição.
  3. Nas situações em que os alunos não façam o agendamento de almoço dentro dos prazos estipulados, ou não validem o cartão/pulseira de aluno no refeitório, haverá um acréscimo de 1 euro por refeição, a debitar na próxima mensalidade.

Estes procedimentos estão relacionados com a empresa fornecedora de serviços para que consiga manter a qualidade de serviço, ter capacidade de resposta para satisfazer todos os pedidos que forem efetuados atempadamente e evitando, assim, os demais constrangimentos.

Caso o seu educando não possua o Cartão de Aluno, deverá solicitar, o quanto antes, uma 2.ª via do mesmo. A 2.ª via de cartão salvaguarda todos os agendamentos e saldos existentes.


Caso não se recorde do seu PIN de Acesso ao Portal e-Community | Portal ePass,
deverá entrar em contacto com o nosso departamento de suporte em Solicitar Dados de Acesso

Share This