Assembleia Municipal da Maia: “Cidadania e Participação Democrática”

Mai 12, 2022 | Associação de Estudantes, CNM, Projetos, Secundário

No passado dia 22 de abril, os alunos das escolas do concelho participaram ativamente numa sessão da Assembleia Municipal Jovem, iniciando assim as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, promovida pela Assembleia Municipal da Maia. O Presidente da Assembleia Municipal da Maia, António Bragança Fernandes presidiu à sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e também com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Emília Santos.

Nesta sessão democrática, após a eleição dos secretários da Mesa de Assembleia perante os grupos parlamentares, da qual a nossa aluna e Presidente da Associação de Estudantes do Colégio Novo da Maia (AECNM) , Flávia Rodrigues, foi eleita para a mesma, os deputados do Colégio Novo da Maia, participaram ativamente numa sessão bastante animada.

Durante o debate inicial sobre algumas observações gerais do concelho da Maia e após o trabalho desenvolvido pelo grupo parlamentar do CNM, foi a vez da deputada Mafalda Candal expor as várias situações perante a Assembleia e da qual a Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Emília Santos esclareceu e anotou alguns dos pontos mencionados.

Posteriormente no debate subordinada ao tema “O impacto das Fake News nos jovens” foi ainda aprovado por maioria, uma medida dos deputados do CNM, juntando-se mais duas de outros grupos parlamentares e à própria proposta da Camara Municipal da Maia (CMMAIA) para combater a desinformação na sociedade maiata, que será apresentada ao executivo camarário.

Na sessão, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estiveram presentes 43 “deputados” dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos estabelecimentos de ensino do Município, da qual quatro a representar o grupo parlamentar do Colégio Novo da Maia (Flávia Rodrigues, Mafalda Candal, Luís Vasco Fiunte e Miguel Cruz ), todos os Deputados dos diferentes grupos parlamentares estiveram de Parabéns pela participação ativa e construtiva no debate.

Como referido pelos presentes, “foi um momento ímpar, de democracia e liberdade, onde quem não viveu o 25 de abril, teve a oportunidade de experimentar, num espaço de democracia participativa, os valores de abril. “

No fim da sessão, foi agradecido aos alunos, aos professores e demais comunidade educativa pelo esforço genuíno com que abraçaram esta missão.

Parabéns aos nossos Deputados pela sua iniciativa e participação na nossa Democracia!