No passado dia 22 de outubro o Colégio Novo da Maia arrancou com a sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Nacional das Artes (PNA), através da exibição de três filmes de animação de José Miguel Ribeiro e um workshop intitulado “Dois Lápis”.

O primeiro filme – Viagem a Cabo Verde – conta a história de uma viagem de 60 dias a andar em Cabo Verde. Sem telemóvel ou relógio, sem programar antecipadamente e com o essencial às costas, o viajante descobre as montanhas, povoações, o mar, uma tartaruga, a música, as cabras, a bruma seca, os cabo-verdianos e acima de tudo uma parte essencial de si mesmo.

O segundo filme – Passeio de Domingo – Questiona: São capazes de guardar um segredo?… Este domingo vai ser diferente. Nem pomos os pés dentro do carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

O terceiro filme – Abraço do vento – fala num Mundo onde o ferro e a terra se fundem criando cidades inesperadas, o vento sopra a vida por entre as folhas abraçando todo o devir, no ciclo eterno do renascer…

Finalmente, o workshop teve como propósito, ao usar dois lápis juntos, que o participante produzisse uma série de linhas (ou marcas) densas e, às vezes, imprevisíveis, que fornecessem uma superfície para ajustar, reestruturar e trabalhar. Esta abordagem ao desenho permite começar por fazer marcas no suporte e, assim, interromper o hábito de usar linhas para desenhar primeiro a borda externa do contorno.

Contámos com a vossa partilha e participação já no dia 26 de novembro, terça-feira, com novo horário a comunicar brevemente.

Galeria de Fotos