Agenda Cultural – 9ª Atividade do Plano Cultural de Escola do CNM

Jun 7, 2021 | CNM, Creche, Plano Cultural de Escola

Nos passados dias 25 e 27 de maio o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Projeto Artístico CNM, realizando um workshop com o pré-escolar a partir de uma pintura de Ellsworth Kelly, intitulada “Seine”.

Está pintura datada de 1951 foi realizada com óleo sobre madeira, pertencente à coleção do Philadelphia Museum of Art. Esta obra marca o encontro de Kelly com as colagens de Jean (Hans) Arp, “arranjadas de acordo com as leis do acaso”.

Na decáda de 50, o acaso começa a desempenhar um papel cada vez maior na arte do jovem pintor e “Seine” é um exemplo. Ao criar a pintura com uma composição em formato de paisagem – uma representação da luz bruxuleante, a preto e branco, na superfície ondulante do rio Sena traduzida num padrão geométrico – o artista incorporou o acaso ao processo, retirando números de uma caixa e escurecendo os blocos correspondentes de uma grade modular.

Neste workshop os participantes usaram uma tabela desenhada em papel de cenário como suporte e, recorrendo ao acaso, retiraram dum cesto um papel com um número, fazendo corresponder um rectângulo de cartolina preta à respectiva coluna, e, deste modo, explorando a técnica desenvolvida por Kelly.

O resultado dos trabalhos são os que podemos observar nas fotos.