Agenda Cultural – 5.ª Atividade do Plano Cultural de Escola do CNM

Fev 20, 2020 | Plano Cultural de Escola

No passado dia 18 de fevereiro o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Nacional das Artes (PNA), realizando um workshop intitulado “Autoretrato táctil” e de seguida exibindo o documentário “David Hockney_A Bigger Picture”, de Bruno Wollheim.

O workshop teve como propósito, através de um conjunto de exercícios criar uma linha direta de comunicação entre as duas mãos. Fechar os olhos, tocar e sentir o rosto com uma mão e responder com marcas de lápis feitas pela outra.

Os dedos que tocam o rosto são o equivalente metafórico dos olhos de um cego. As informações táteis serão convertidas em informações visuais. Como resultado final, cada um de seus desenhos pôde ser visto como completo por si só ou pôde ser usado como base sobre o qual os participantes continuaram a desenhar com mais controle.

Por fim, o documentário “David Hockney_A Bigger Picture”, de Bruno Wollheim, filmado ao longo de três anos, captura o retorno de David Hockney da Califórnia para pintar a paisagem de East Yorkshire da sua infância. Segue seu afastamento da fotografia para encontrar renovação na natureza, trabalhando fora pela primeira vez, durante as estações e em todos os climas.

Quando o filme atinge um clímax épico, surge um retrato revelador do que inspira o maior artista britânico vivo de hoje.