Nos passados dias 20, 21 e 28 de outubro o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Artístico CNM, realizando um workshop intitulado “Imagens duplas” com o pré-escolar (turmas dos 4 e 5 anos).

O workshop teve como propósito, questionar o modo como numa imagem podem existir vários elementos não visíveis num primeiro olhar.

As imagens duplas, associadas à ilusão ótica, são imagens que enganam a visão humana, levando o ser humano a ver coisas que não estão presentes ou ver coisas de forma errada. Normalmente são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.

A partir de uma foto de uma pintura que o Artista Residente (AR) realizou em 2008, os participantes usaram carimbos para criarem a ilusão de uma cidade. Assim, combinaram dois tipos de elementos: os elementos claros, que são aqueles que se percebem no instante em que se olha, e os elementos surpresa, que são aqueles que aparecem à medida em que se observa a composição com mais atenção.

Os participantes foram os protagonistas do seu novo trabalho e o resultado poderá ser visto nas imagens que partilhamos.

Galeria de Fotos