Vencedores do DIGITAL INNOVATION CHALLENGE JAP/EIT

No passado mês de Outubro, a turma de ciências socioeconómicas do 10.º ano iniciou a sua caminhada no mundo empresarial. A convite da Junior Achievment Portugal participou e venceu o Digital Innovation Challenge.

Este evento promovido pela JAP em parceria com a EIT Manufacturing, estava focado nas competências do futuro! Os 100 alunos participantes, de 5 escolas convidadas, tiveram de responder a um conjunto de desafios:

• Como reduzir o desperdício resultante dos processos de manufatura?
  • Que subprodutos ou resíduos, produzidos numa empresa de manufatura, poderiam ser usados noutra indústria?
  • Como convencer a sociedade a usar mais materiais e produtos reciclados?

Os desafios foram lançados numa live session e os alunos tiveram 4 dias para finalizar os seus Business Model Canvas e Marketing Mix. Na 6.ª feira, em sessão de encerramento, tiveram oportunidade de apresentar a sua solução e ficar a conhecer a equipa vencedora do CHALLENGE.

Ao longo do Challenge, os alunos contaram com o apoio de 10 incríveis mentores em representação da EIT e um workshop dividido em dois temas: marketing mix e técnicas de comunicação de apresentação. O primeiro foi dado por Filipa Marques, Gestora de Marketing na Territórios Criativos, e o segundo por Tomás Caeiro, Alumni JAP e Fundador e CEO da City Check.

Na final do Digital Innovation Challenge as juradas Clara Gonçalves, Group Leader for Finance & Foresight na Fraunhofer Portugal, Cláudia Carocha, Sustainable & Food Manager na BGI e Cristina Barbosa, Innovation Consultant and Researcher no INESC TEC, tiveram a difícil tarefa de escolher a equipa vencedora desta edição, após 20 PITCHS.

O Colégio Novo da Maia participou exemplarmente com 3 equipas: HAPPY JAM, NUTS & COMPANY e GREEN LINE AROMAS que aproveitaram a semana dedicada à Alimentação e o desperdício alimentar para criar 3 miniempresas dedicadas ao aproveitamento do desperdício alimentar.

Após a decisão do júri foi proclamado vencedor da JAP/EIT DIGITAL INNOVATION CHALLENGE e 1.º lugar para HaPPy JAM, FRUIT with a SMILE!, do Colégio Novo da Maia.

Muitos parabéns à equipa vencedora e a todos os alunos que participaram neste grande desafio!

Esperamos mais noticias no futuro destas novas miniempresas!