No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, no dia 02 de maio, os alunos de 11.º ano realizaram uma visita de estudo ao concelho de Paredes que possui um excecional património geológico e mineiro do Norte: as Minas de Ouro de Castromil e Banjas.

Exploradas desde o período romano até ao século XX, constituem hoje um espaço didático de relevante interesse científico pela riqueza e clareza dos aspetos geológicos e mineiros presentes no local. Na visita de estudo os alunos observaram in loco estruturas geológicas existentes, tais como: mineralizações, galerias de prospeção e exploração, poços, cortas, processos de alteração do granito, falhas geológicas e fósseis.

Os alunos tiveram também oportunidade de visitar o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, que complementou a visita guiada à zona mineira através de um sistema expositivo que interpreta e contextualiza as particularidades deste valioso património geomineiro.

Os alunos de 11.º ano tiveram assim uma aula de campo diferente, onde puderam aprofundar e aplicar o seu conhecimento científico geológico!