Entre os dias 22 e 25 de março, 41 alunos do 11.º Ano do curso de Ciências e Tecnologias, do Colégio Novo da Maia, visitaram o Centro de Investigação e Pesquisa Nuclear, CERN.

O grupo de Professores de Física e Química, com a realização desta visita de estudo, pretendia que os alunos vivenciassem uma experiência única, presenciando a investigação de topo desenvolvida pelos cientistas que trabalham no CERN.

No CERN, os alunos tiverem o privilégio de analisar instrumentos científicos dos mais avançados e complexos, que são usados para o estudo dos constituintes básicos da matéria, as partículas fundamentais.

Além da visita ao CERN, os alunos também visitaram o Mer du Gláce, em Chamonix, uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, tendo o imponente Monte Branco na parte meridional de seu território.

Em Genebra foi possível visitar os pontos turísticos de maior relevo, tal como, o centro histórico, o museu da História da Ciência Natural e a sede das Nações Unidas, ONU.

Foi ainda, possível conhecer as cidades de Lausane, onde se destaca o lindíssimo museu Olímpico, e Berna – capital Suíça. Nesta cidade de beleza impar, passeamos pelas ruas do centro histórico, Património da Humanidade da UNESCO, e visitamos o museu Einstein.

O grupo de Física e Química agradece o exemplar comportamento de todos os alunos e espera que a visita de estudo tenha ido ao encontro das vossas expectativas assim como contribuído para a aquisição de novos saberes ou consolidação.