No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, 21 alunos do 10.º ano de escolaridade, realizaram uma visita de estudo à ilha de São Miguel (Açores), entre os dias 21 e 25 de março de 2018.

A estadia neste Geoparque assumiu um papel essencial na consolidação da unidade curricular “Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera”, proporcionando a observação in loco de estruturas geológicas de interesse científico nas áreas da vulcanologia e sismologia, bem como contactar com espécies endémicas da floresta Laurissilva.

Os alunos tiveram oportunidade de visitar centros de investigação, assim como percorrer trilhos que permitiram contemplar o património biológico e geológico desta ilha, em geossítios como a Gruta do Carvão, Lagoa das Sete Cidades, Caldeira Velha e Campo Geotérmico da Ribeira Grande. Foi ainda possível explorar a faixa costeira de singularidade distinta pelas suas praias de areia vulcânica, separadas entre si por pontas rochosas de escoadas lávicas basálticas.

Mais uma vez, esta visita de estudo revelou-se inesquecível para os seus participantes.

Visita do Colégio Novo da Maia ao Centro de Aquisição de Dados do CIVISA.