Falar de aconselhamento vocacional implica falar do apoio que é dado ao aluno no planeamento da sua escolha vocacional e no fornecimento de um conjunto de informações adequadas e significativas para a sua tomada de decisão.

Neste sentido, no âmbito do programa de orientação vocacional, os alunos do 9.º ano visitaram a Futurália, uma feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, no passado dia 16 de março, em Lisboa. Os alunos tiveram a oportunidade de recolher informações sobre cursos superiores do seu interesse, bem como ficar a conhecer e obter esclarecimentos sobre o prosseguimento de estudos no estrangeiro. Através do contacto direto com alunos e profissionais no ativo de diversas áreas, os alunos tiraram dúvidas sobre planos curriculares, nacionais e/ou internacionais, e conseguiram colocar outras questões pertinentes para as suas escolhas vocacionais.

Ao proporcionar estes momentos de questionamento, suporte e partilha relevantes para a tomada de decisão vocacional, procura-se contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, nomeadamente para a construção da sua maturidade e adaptabilidade de carreira.