Enquadramento geral

O Serviço de Educação e Apoio Especializado integra os Serviços de Psicologia e de Educação Especial. Baseia a sua atuação na aplicação efetiva do modelo sistémico e da intervenção enquadrada numa equipa multidisciplinar, numa ótica de trabalho em rede com elementos da escola e da comunidade, como parte integrante das equipas pedagógicas. Atua no domínio do apoio especializado a alunos e professores, no desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e na orientação ao longo da vida.

O âmbito da atuação dos elementos deste Serviço assume um carácter escolar e sempre que a intervenção exija uma atuação nos domínios da saúde (e.g., neuropsicologia, reabilitação e saúde mental) ou noutro domínio, são propostos encaminhamentos para serviços externos especializados.

É determinante o carácter pluri-inter-transdisciplinar da intervenção em meio escolar, com incidência psicopedagógica e de natureza inclusiva, na qual são considerados os diferentes contextos do aluno, as suas características e as necessidades de aprendizagem e na qual são tidos por base os processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem.

Constituição

5 Psicólogas Escolares e 1 Docente de Educação Especial.