O corpo é o nosso primeiro património e simultaneamente o nosso maior mistério. Objeto de construção social, cultural e individual, o corpo é uma arte de pura forma. Sendo capaz de comunicar, emitindo sensações e estimulando os sentidos. Por outro lado, a intencionalidade é o objetivo principal na obtenção de resultados. Unir e equilibrar corpo e mente para uma vida mais saudável, para que todos desfrutem do que de melhor o corpo pode usufruir do meio é um modo de vida.

Numa primeira instância, os resultados do corpo são perspetivados à luz do aspeto físico, de um morfótipo atlético, equilibrado ou com excesso de peso. Em segundo lugar, numa perspetiva de socialização com os demais e exploração do mundo. E em último lugar, através da importância que o nosso cérebro tem em todas as tomadas de decisão diárias.

Neste sentido propõe-se para o Plano de Desporto, Atividade Física e Bem-Viver os seguintes objetivos:

  • Promover hábitos de vida desportivos e saudáveis, estabelecendo ligação escola-família;
  • Proporcionar aos alunos, os docentes, aos não docentes e encarregados de educação momentos de consciencialização acerca dos principais hábitos de vida desportivos e saudáveis;
  • Motivar os alunos, os docentes e os não docentes para a conjugação de uma prática alimentar saudável aliada à prática desportiva semanal;
  • Demonstrar a toda a comunidade escolar a importância que as boas tomadas de decisão têm no alcance de uma vida física, mental e emocional positivas;
  • Desenvolver Planos de Ação de Bem-Viver que toda a comunidade escolar viva em equilíbrio, harmonia, alegre e saudável, quer individualmente, quer na relação com os outros.

EQUIPA

Deste serviço fazem parte os Professores de Educação Física do Colégio. Anualmente, conta com a colaboração de estagiários do Curso de Educação Física do Instituto Universitário da Maia – ISMAI.

Sempre que necessário, este serviço articula com o SEAE e o SNAS numa colaboração estreita e no desenvolvimento de programas completos para alunos e profissionais.