A Rede de Serviços Integrados de apoio ao aluno, ao profissional e à comunidade resulta de uma reflexão intensa e profunda das práticas que vêm sendo implementadas no Colégio Novo da Maia nos serviços de Educação, Saúde e Psicologia. Pretende traduzir uma evolução complexa na articulação intra e inter serviços que as equipas que suportam estes serviços têm vindo a desenvolver numa prática de colaboração pluridisciplinar e sistémica.

Definindo e reafirmando a identidade de cada um dos serviços afetos à rede:

Serviço de Educação e Apoio Educativo.

Serviço de Nutrição, Alimentação e Saúde.

Serviço de Desporto, Atividade Física e Bem Viver.

Pretende-se o acompanhamento do Indivíduo (aluno e profissional) ao longo do seu desenvolvimento numa perspetiva holística de bem-estar físico, psicológico e social.
A qualidade de vida de cada aluno, de cada família e de cada agente educativo passa pela promoção do bem-estar, do comportamento, dos hábitos e atitudes positivas ao longo do ciclo de vida. Tal posicionamento organizacional impele a um aperfeiçoamento técnico e científico permanentes criando o Colégio Novo da Maia uma estrutura investigação-ação com coordenação e supervisão por elementos internos à organização e externos por entidades cientificamente reconhecidas.

No quadro dos objetivos gerais da Rede de Serviços Integrados pretende-se:

  • Melhorar a qualidade de vida dos alunos e famílias através da centralização de recursos especializados no espaço educativo;
  • Proporcionar uma articulação rápida e eficaz entre a sinalização de dificuldades sentidas ao longo das diferentes etapas do desenvolvimento normativo e a intervenção pontual ou prolongada em contexto de escola;
  • Melhorar o bem-estar dos profissionais que colaboram na instituição, desenvolvendo relações profissionais (de proximidade, de colaboração, interajuda e companheirismo), avaliando e intervindo precocemente nos designados riscos psicossociais.