A comunidade do Colégio Novo da Maia identifica-se amplamente com um clima de cultura de escola que conduz a uma liberdade de grupo/individual, manifestando-se esta sob forma de cumplicidade, de confiança, de transparência e de credibilidade, através de uma pedagogia ativa, com base no conhecimento científico, na dimensão humanista e na vivência democrática, onde os valores da cidadania, solidariedade, inovação e responsabilidade são preponderantes e se complementam com os seus projetos.

É, portanto, fito do Colégio Novo da Maia formar cidadãos do mundo livres, responsáveis e solidários, conscientes de que as exigências da sociedade atual pressupõem o domínio de competências académicas, mas também a capacidade de aceitar desafios, de inovar e de conviver de forma solidária. Assim, entendemos que a escola deve preparar os alunos para a cooperação e para a capacidade de trabalhar em equipa e de ser interdependente, numa perspetiva multicultural e de reconhecimento e aceitação das diferenças. Neste âmbito, o nosso Projeto Educativo assume como fundamental os projetos extracurriculares que são entendidos como mais uma componente da vida ativa do Colégio.

Anualmente o Colégio Novo da Maia coloca ao dispor dos alunos um conjunto de projetos dinamizados no espaço do Colégio durante e/ou após o tempo letivo.

Este ano as propostas de projetos são as seguintes: