Primeiros Passos no Jardim de Infância

No pré-escolar do Colégio Novo da Maia defendemos uma pedagogia em participação (Oliveira-Formosinho, 2008), na qual é dada “voz” às crianças (Sara Araújo, 2008). Privilegiamos modelos pedagógicos de cariz construtivista, onde as atividades dão significado às experiências das crianças, autonomamente e/ou em colaboração com os seus pares e adultos. Não nos cingimos apenas a um modelo, antes, inspiramo-nos nos aspetos relevantes que cada modelo nos proporciona. A metodologia de projeto constituiu o nosso modelo pedagógico por excelência, porém, na nossa prática também nos baseamos nos modelos High-Scope, Reggio Emilia, no método Montessori e na pedagogia Waldorf.

O espaço

No Colégio Novo da Maia, o espaço é organizado de uma forma flexível, quer o espaço da sala de atividades, quer o espaço da instituição. O espaço exterior constitui-se como um prolongamento do espaço interior, sendo diversas atividades realizadas em contacto com elementos da natureza. Diversas atividades ocorrem em diferentes espaços (artlab, greenlab, playcenter, soundlab, biblioteca) permitindo o acesso a uma diversidade e experimentação de materiais.
Podemos considerar um outro espaço/área que privilegiamos: o “espaço digital”. Aqui, o acesso às tecnologias da informação e da comunicação e a exploração autónoma é realizado pelas crianças para a pesquisa e divulgação da informação à comunidade educativa.

O tempo

O tempo é organizado de forma semanal, e flexível, contemplando os ritmos das crianças e as suas sugestões de atividades de acordo com os seus interesses. A rotina diária prevê tempos de trabalho individual, tempo de jogo espontâneo, bem como tempo em grande grupo, um tempo de interação e de partilha de saberes. O período de planificação é realizado diariamente e/ou ao final da semana na “assembleia do grupo” e permite à turma auscultar os interesses e necessidades, com vista à obtenção de respostas para a informação que desejam obter, e para a prática da auto e hetero-avaliação.

As atividades

Na planificação das atividades encontra-se uma equipa docente especializada que, em parceria, permite a construção globalizadora dos saberes. Para além dos docentes do pré-escolar, a equipa conta com a colaboração da docente de música, jogo dramático/ teatro e docente de língua inglesa. Trata-se de uma equipa multidisciplinar que proporciona uma riqueza de aprendizagens numa diversidade de perspetivas e em participação holística.

A Oferta Educativa no Pré-Escolar contempla as seguintes atividades:

3 Anos:

• Música, Jogo Dramático/ Teatro

4 Anos:

• Música, Jogo Dramático/ Teatro

5 Anos:

• Música e Jogo Dramático – Teatro
  • Filosofia com Crianças

A família

A parceria com a família é de extrema importância no desenvolvimento da criança. A participação dos pais nas atividades institucionais, nas atividades da sala (através da dinamização de uma atividade) e na realização de pesquisas no auxílio da construção do conhecimento da turma constituem alguns exemplos de envolvimento.
A comunicação com a família é extremamente sigilosa, respeitando-se a individualidade de cada criança numa perspetiva de construção e de crescimento pessoal.
A comunicação com a família ocorre frequentemente através do registo oral e da plataforma digital ChildDiary. Nesta plataforma interativa estão registadas informações relativas à alimentação, sono, higiene e participação da criança nas atividades, incluindo uma explicação mais detalhada do trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Há possibilidade também dos pais partilharem informação com o educador através desta mesma plataforma, para que posteriormente as crianças possam partilhar com os pares estes mesmos registos.
O portefólio de aprendizagem digital é um instrumento construído em parceria com o educador e os pais e permite documentar as conquistas das crianças nos diferentes domínios.

A avaliação

No pré-escolar, valorizamos os processos das crianças, o seu percurso, as suas conquistas. Trata-se uma avaliação participada, para a qual contribuem distintos atores: a criança, os pais e o educador. O portefólio digital constitui um dos instrumentos que permite documentar de uma forma construtivista a aquisição das mais diversas competências.
As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar” (2016) constituem toda a base do nosso trabalho.

• RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • ECO-ESCOLAS