Orientadores: Carla Capela e Joaquim Jesus.

O Colégio Novo da Maia criou um projeto direcionado para ensino artístico: a escola Oficina das Artes. Um projeto cujos objetivos passam por sensibilizar a sua comunidade para a importância das artes no processo educativo, desenvolvendo o pensamento crítico e divergente, onde a criatividade e perceção estética se caracterizam como um modo próprio de ordenar e dotar de significado a experiência humana. Como projeto, acreditamos que incentivar a presença das artes na vida quotidiana é apelar à possibilidade de encarar o mundo de outra forma, de criarmos o nosso próprio mundo.

Assim sendo, esta escola pretende convocar os seus alunos, pais e familiares a movimentarem-se num espaço multidisciplinar onde funcionarão cursos práticos de Pintura, Fotografia Analógica a P&B, Gravura, Escultura e Artes e Ofícios. Por isso mesmo, os cursos estarão orientados para três grupos de pessoas: as que não têm qualquer tipo de experiência; as que já têm alguma experiência ou conhecimento, mas que nunca chegaram a desenvolver; e aquelas que necessitam de orientação mais aprofundada para ingressarem no ensino superior artístico. O que nos movimenta a desenvolver este projeto é a oportunidade de convocar pessoas de diferentes áreas e faixas etárias, interessadas em começar, recomeçar e/ou manter uma prática quotidiana com as artes visuais.

Horário: segunda-feira – 17:00h às 19:00h | 18:00h às 20:00h

Inscrições: Secretaria do POLO II | oficinadasartes@colegionovodamaia.pt


CURSO PRÁTICO DE PINTURA

Este curso tem como objetivo fazer uma abordagem teórico-prática a diversas técnicas de expressão artística, como por exemplo a pintura a óleo, a aguarela ou acrílico. Pretende, por isso, ser um espaço laboratorial onde se privilegia a experimentação das várias técnicas, com o objetivo de desenvolver um projeto pictórico final, permeado de uma construção crítica constante.

CURSO PRÁTICO DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA A PRETO E BRANCO

Este curso é direcionado para alunos que procuram uma introdução à fotografia analógica, centrando-se especificamente sobre técnicas de revelação de negativos e impressão de fotografias a preto e branco. O trabalho será desenvolvido em laboratório, explorando a impressão de negativos (provas de contacto), ampliação de fotografias e técnicas de manipulação.

CURSO PRÁTICO DE ESCULTURA

Este curso tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades de interpretação e representação, através da prática da escultura, onde a Natureza e a Figura Humana aparecem como mote para a experimentação de diferentes técnicas e suportes, num processo que estimulará a capacidade de ler e compreender a forma tridimensional. Pretende-se, assim, desenvolver capacidades de análise crítica, no sentido de promover projetos pessoais intrinsecamente envolvidos com a construção da própria mundividência.

CURSO PRÁTICO DE GRAVURA [linogravura e xilogravura]

A gravura surge neste curso com o objetivo de dar a conhecer e valorizar técnicas artesanais, como a linogravura e a xilogravura, por forma a promover e enaltecer ofícios e formas originais de produção de múltiplos de uma imagem, enquanto recurso de expressão plástica e experiência estética. Deste modo, a partir da imaginação dos participantes, serão concebidos os desenhos que permitirão representar e descrever, segundo a lógica e processos de gravação, a produção de matrizes de linóleo e MDF. Para isso, tem relevância explorar como esses desenhos podem ser convertidos, invertidos e decalcados, experimentando variações de relevo, cor ou sobreposições.

CURSO PRÁTICO DE ARTES E OFÍCIOS

Esta oficina foi pensada como forma de contactar com os antigos ofícios cada vez mais em desuso. Assim, uma vez inseridos num espaço aberto, é pedido aos formandos que tragam objetos do quotidiano que estejam obsoletos ou avariados, para que desta forma os possamos restaurar ou construir.


Portefólio da Oficina

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos.