Os Projetos interdisciplinares encaram o ensino de forma holística e flexível, adaptando-o às circunstâncias do meio onde o aluno se integra, requerendo a utilização de diversas metodologias. Os processos de aprendizagem devem ancorar-se nos interesses dos alunos, motivando-os continuamente. Nos Projetos que articulam as diversas disciplinas pretende-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos. Paralelamente, é oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, o aluno poderá encontrar as suas formas preferidas de aprendizagem. Deste leque de oportunidades poder-se-á alcançar, mais facilmente, o interesse dos alunos no seu percurso de desenvolvimento.

Com o objetivo de tornar possível estas metodologias, procuraremos utilizar recursos didáticos estruturados e não estruturados, preferencialmente construídos pelos alunos, por forma a provocar uma forte motivação e grande significação nos alunos. Neste sentido, reservamos dois blocos letivos semanais, para dar espaço à criatividade e fomentar a autonomia dos alunos na conceção e desenvolvimento destes projetos. Neste âmbito, a ação do professor será de mediação entre os interesses dos alunos e a sua intenção pedagógica, articulando com todas as disciplinas. Estes projetos iniciar-se-ão em contexto de sala de aula, podendo estender-se a outros espaços, nomeadamente o espaço Cri@rt(e) Classroom.