Bufete Escolar

O Bufete Escolar é um espaço complementar e não alternativo ao refeitório escolar. Está frequentemente encerrado durante o horário de funcionamento do refeitório e, mesmo quando aberto, raramente apresenta alternativas saudáveis a uma refeição equilibrada e completa, pelo que não deve ser encarado como opção em detrimento do refeitório.

Composição Refeição Almoço CNM

O Refeitório constitui um espaço privilegiado de educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis, uma vez que fornece refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras. A ementa diária disponível aos alunos do CNM estão de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada e com as orientações para ementas escolares do Ministério da Educação, previstas na circular nº 3/DSEEAS/DGE/2013, de 02/08/2013.

Dado que o Bufete Escolar constitui um serviço complementar ao refeitório, de fornecimento de refeições intercalares aos alunos e restante comunidade educativa, deve também observar os princípios de uma alimentação equilibrada e promotora de saúde. As opções alimentares disponíveis nos bares do CNM estão de acordo com as orientações para bufetes escolares do Ministério da Educação, previstas na circular revista nº 11/DGIDC/2007, de 15/05/2007.


Ementas do mês de dezembro de 2017:


Ementas do mês de novembro de 2017:


Refeitório

No Colégio Novo da Maia existem três refeitórios: o primeiro destinado à Creche e Jardim de Infância (POLO I, PISO -1), o segundo destinado aos alunos do Ensino Básico (POLO II, PISO -1) e o terceiro ao Ensino Secundário (POLO III, PISO 1).

Este espaço ainda contempla uma cozinha, dois espaços de lavagem de louça e uma cafetaria.

O serviço diário consiste em várias modalidades:

  • Para a Creche e Jardim de Infância: Almoço, Lanche 1 (15:30h) e Lanche 2 (18:00h);
  • Para o Ensino Básico: Serviços facultativos de Almoço, Lanche da Manhã e Lanche da Tarde.
  • Para o Ensino Secundário: Serviços facultativos de Almoço.

Este serviço de refeições obedece ao Plano de Educação Nutricional do Colégio Novo da Maia. O estado nutricional de cada criança é um excelente indicador da sua saúde global e da sua qualidade de vida. Como tal, a finalidade do Plano de Educação Nutricional do Colégio Novo da Maia é proporcionar uma melhor qualidade de vida partindo da promoção da saúde e da aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

No quadro dos objetivos considerados pelo Plano de Educação Nutricional pretende-se:

  1. Estabelecer uma ligação escola-família, no que compete aos hábitos alimentares;
  2. Proporcionar aos pais/encarregados de educação momentos de consciencialização sobre os principais hábitos alimentares;
  3. Motivar as crianças para uma prática alimentar e física saudáveis;
  4. Demonstrar às crianças a importância de uma alimentação equilibrada para uma boa saúde;
  5. Desenvolver Planos de Reeducação alimentar para todas as crianças cujo índice de massa corporal não seja adequado.

O Serviço de Alimentação CNM encontra-se certificado pela APCER:

  • ISO 22000: 2005 – Sistema de Gestão Alimentar.
  • ISO 9001: 2008 – Conformidade dos Produtos e Serviços.

Agendamento de Almoços

Com o intuito de garantir a eficiência e o normal funcionamento de todos os refeitórios do Colégio, relembramos a obrigatoriedade da validação de almoço para todos os alunos que almoçam no Colégio Novo da Maia.

Aos alunos do 1.º ao 8.º anos que usufruem de almoço mensal, o agendamento para almoço é automático, bastando apenas validar o cartão/pulseira de aluno no refeitório. Caso pretendam alterar o almoço para menu dieta ou ovolactovegetariano, devem proceder à respetiva alteração através de um dos quiosques à disposição ou portal SIGE.

No caso particular dos alunos do 9o Ano e do Ensino Secundário é necessário que os próprios façam o agendamento de almoço, independentemente de usufruir de almoço mensal, por intermédio do seu cartão de estudante num dos quiosques à disposição ou através da plataforma online SIGE, de acordo com o seguinte tutorial: Aceder Aqui 

Informações a considerar:

  1. Caso tenha subscrito a modalidade de almoço mensal, os alunos não necessitam de ter saldo no cartão para o agendamento de refeição.
  2. Caso não tenha subscrito este serviço, deverá ter saldo suficiente em cartão que permita o respetivo agendamento.
  3. Os alunos podem realizar o agendamento de refeição para todos os dias da semana, até às 17:00h do dia anterior ao almoço. Em situação excecionais, poderá realizar no próprio dia até às 9:30h num dos quiosques à disposição.
  4. Nas situações em que os alunos não façam o agendamento de almoço dentro dos prazos estipulados, ou não validem o cartão/pulseira de aluno no refeitório, haverá um acréscimo de 1 euro por refeição, a debitar na próxima mensalidade.

Estes procedimentos estão relacionados com a empresa fornecedora de serviços para que consiga manter a qualidade de serviço, ter capacidade de resposta para satisfazer todos os pedidos que forem efetuados atempadamente e evitando, assim, os demais constrangimentos.

Caso o seu educando não possua o Cartão de Aluno, deverá solicitar, o quanto antes, uma 2.ª via do mesmo. A 2.ª via de cartão salvaguarda todos os agendamentos e saldos existentes.

Aceder ao portal SIGE

Caso não se recorde do seu PIN de acesso ao portal SIGE, deverá entrar em contacto com o nosso departamento de suporte em Solicitar Dados de Acesso