Aprender com Criatividade e Talento

O Colégio Novo da Maia aposta num modelo flexível para o 1.º ciclo do ensino básico assente em “equipas multidisciplinares”, lideradas por professores “especialmente vocacionados”, orientados para o conhecimento disciplinar, sendo que cada turma continua a contemplar a figura do professor titular de turma. Ora, no 1.º ciclo do ensino básico é preconizado um modelo de organização escolar alternativo que aposta verdadeiramente na igualdade de oportunidades de acesso, de sucesso e de usufruto dos bens educacionais que assenta nos seguintes princípios pedagógicos:

  1. Princípio da complexidade;
  2. Princípio da procura constante;
  3. Princípio da problematização;
  4. Princípio da confiança;
  5. Princípio da aprendizagem exigente;
  6. Princípio da diversidade.

A matriz curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A matriz curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico contempla áreas curriculares disciplinares, áreas curriculares não disciplinares e áreas de enriquecimento curricular.

Organização Curricular:

  • Português;
  • Matemática;
  • Estudo do Meio – CLIL.
  • Expressões Artísticas e Físico-Motoras – coadjuvadas por docentes especialistas:
    • Expressão Plástica;
    • Expressão Dramática
    • Expressão Musical;
    • Expressão e Educação Físico-Motoras.
  • Apoio ao Estudo – Em articulação com os docentes do 5.º ano de Português e de Matemática.

Oferta Complementar:

  • Projetos Interdisciplinares:CRI@RT(E) CLASSROOM | PROCLASSROOM | Filosofia para Crianças
  • Inglês (Certificação – Exames de Cambridge)

No 1.º CEB é possível os alunos frequentarem outras atividades:

  • Desporto Escolar;
  • Sala de Estudo.

Clubes

  • Clube da Meditação
  • Clube de Dramática

Visitar Página dos Clubes

Projetos Específicos do 1.º CEB

  • PASSE
  • Conta-nos uma História
  • Leitores Sortudos

Visitar Página dos Projetos


DIVULGAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 1.º CEB

1.ºA – Brevemente disponível

1.ºB – Brevemente disponível

1.ºC – Brevemente disponível

2.ºA – Visitar Website

2.ºB – Brevemente disponível

2.ºC – Brevemente disponível

3.ºA – Brevemente disponível

3.ºB – Visitar Website 

3.ºC – Brevemente disponível

4.ºA – Visitar Website 

4.ºB – Brevemente disponível

4.ºC – Brevemente disponível


A organização pedagógica e curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde o processo de ensino é pensado e implementado com vista às aprendizagens efetivas de cada aluno, é equacionada a partir da centralidade do processo de aprendizagem de todos e, ao mesmo tempo, de cada um, permitindo fazer crescer os alunos na autonomia, na liberdade, na responsabilidade, no respeito e na compaixão, tendo em conta as diferentes inteligências de cada um.